Brigas entre vizinhos, até que ponto o síndico deve se meter?Blog Hive
brigas entre vizinhos

Brigas entre vizinhos

O convívio em habitações coletivas como condomínios não é uma tarefa fácil, devido ao compartilhamento de espaço com pessoas distintas com comportamento e interpretações diferentes, o que gera brigas entre vizinhos e desconfortos. Mas, em que momento o síndico ou administrador tem que intervir?

Muitos condôminos trazem hábitos e condutas de suas vidas em residências avulsas para dentro de condomínios, o que provoca conflitos com os demais vizinhos, ou interpretam de forma errônea os seus direitos e deveres.

O que o Código Civil fala sobre o direitos e deveres do condômino:

Art. 1.335. Direitos do condômino:
“I – usar, fruir e livremente dispor das suas unidades;
II – usar das partes comuns, conforme a sua destinação, e contanto que não exclua a utilização dos demais compossuidores;
III – votar nas deliberações da assembleia e delas participar, estando quite. ”

Art. 1.336. Deveres do condômino:
“I – contribuir para as despesas do condomínio na proporção das suas frações ideais, salvo disposição em contrário na convenção; (Redação dada pela Lei nº 10.931, de 2004)
II – não realizar obras que comprometam a segurança da edificação;
III – não alterar a forma e a cor da fachada, das partes e esquadrias externas;
IV – dar às suas partes a mesma destinação que tem a edificação, e não as utilizar de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos possuidores, ou aos bons costumes. ”

Saiba Mais: Código Civil
Veja mais em: Direitos e deveres do inquilino

Síndico, aprenda como mediar brigas entre vizinhos

Inicialmente, o síndico deve mediar a briga entre vizinhos de forma imparcial, tentando ouvir os dois lados para tentar resolver de forma amigável, mesmo não sendo obrigatório essa função de conciliador. Depois de avaliar os fatos o síndico pode dar uma advertência ou até mesmo multar um dos moradores a depender da situação.

Saiba mais em: Aplicação de multas em condomínios 

Outra forma é a contratação de um mediador, o que gera custos que devem ser arcados pelo contratante ou por ambas as partes caso combinado anteriormente. Chamar um mediador é um jeito de tentar resolver de forma rápida, sem que precise ir para a justiça, o que leva muito tempo.

Brigas entre vizinhos nas Assembleias

Brigas entre vizinhos durante assembleias o presidente deve permanecer neutro e tentar resolver da forma mais amigável, caso a briga se agrave, o mesmo deve suspender a sessão.

10 dicas para ter um bom rendimento na assembleia de condomínio

Acionar a Polícia

A medida deve ser tomada em último caso, quando acabam todas as alternativas, ou quando é colocado em risco a segurança de funcionário e condomínios; Ameaça com armas e agressões físicas a funcionário, cônjuges, filhos e vizinhos a força-policial deve ser acionada.

Outras Artigos que podem ser úteis:

barulhos em condomínio, como resolver
Como disciplinar o uso das áreas comuns
Festas em condomínios 

E você? Tem mais alguma dúvida sobre brigas entre vizinhos? Sabe de alguma medida que não colocamos aqui? Conta pra gente e não esqueça de assinar a nossa Newsletter para ficar por dentro de tudo!

Call to action