Sistema de gestão, como contratá-lo sem assembleia de condômino?Blog Hive
sistema de gestão

Como contratar um sistema de gestão sem assembleia

Uma barreira que muitos encontram no momento da contratação de um sistema de gestão ou de portaria, é a tão inesperada assembleia e a aprovação, pelo de menos de parte, dos condôminos, tornando a contratação do software burocrática. Porém, o Código Civil Brasileiro não especifica a necessidade da reunião de condomínio nesses casos. Entenda:

Contratação de um sistema

A menos que na Convenção do Condomínio exija a assembleia para esses tipos de contratação, o síndico possui sim a autonomia para tomar tais tipos de decisão, visando sempre o melhor para todos.

Um sistema de gestão é um auxílio que todo síndico precisa para melhor gerenciamento do condomínio, sendo ele o que irá utilizar e dizer qual o que se enquadra nas suas necessidades.

O que o Código Civil diz?

Em diversos parágrafos o Código Civil cita contratações de serviços terceirizados ou sobre a autonomia do síndico, separamos dois deles:

  • Lei de Licitações – Lei 8666/93 | Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993

Art. 2o  As obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas nesta Lei.

Parágrafo único. Para os fins desta Lei, considera-se contrato todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.

Aprofunde-se: Jusbrasil

  • Lei do Condomínio – Lei 4591/64 | Lei nº 4.591, de 16 de dezembro de 1964
  •  Compete ao síndico:

  1. a) representar ativa e passivamente, o condomínio, em juízo ou fora dele, e praticar os atos de defesa dos interesses comuns, nos limites das atribuições conferidas por esta Lei ou pela Convenção; Ver tópico

  2. b) exercer a administração interna da edificação ou do conjunto de edificações, no que respeita à sua vigência, moralidade e segurança, bem como aos serviços que interessam a todos os moradores;

Aprofunde-se: Jusbrasil

Que sistema de gestão contratar?

Diversos sistemas prometem “fazer tudo”, mas na hora H é preciso de um empurrãozinho de outros sistemas financeiros para o ciclo de atividades se complete em seu condomínio, virando o famoso “barato que saiu caro” e em alguns casos, nem são tão baratos.

Essa necessidade de um sistema completo (de verdade) para condomínio foi visualizado pela RealizaTI e o nosso produto Hive foi criado para suprimi-la.

Saiba mais: hive.com.vc

O Hive é o sistema de gestão de condomínio mais completo do mercado e podemos falar isso com a propriedade de quem tem integração total com um portal para os condôminos e um sistema de portaria.

Não quer/pode contratar um sistema agora e precisa de uma mãozinha? Baixe a nossa Planilha de Balancete para condomínios Hive, totalmente free.

Veja também: Voto em Assembleia, quem tem direito?

Eaí, já sabe como contratar um sistema de gestão sem precisar de toda a burocracia que uma assembleia tem? Agora aproveita e assina nosso newsletter para ficar por dentro de tudo que rola no nosso blog e não perder nenhum artigo.

Call to action