Síndico morador ou síndico contratado, qual a melhor opção?Blog Hive
Síndico morador

Síndico morador ou síndico contratado? Qual é a melhor opção para o condomínio?

Síndico morador ou síndico contratado? Quando se fala em ser síndico do condomínio, duas situações extremas podem acontecer: de um lado uma disputa muito forte com moradores se reunindo em chapas com propostas bem diferentes umas das outras; de outro o pouco interesse em ocupar a vaga de administrador do prédio, por causa da falta de tempo, indisposição para lidar com os problemas comuns de um condomínio ou o simples desconhecimento da função.

Sem dúvida valeria a pena, não só nestes casos, mas em muitos outros contratar um síndico profissional. Você já conhece este tipo de administrador? Quais são as vantagens de contar com o auxílio de um? Ficou curioso para descobrir qual a melhor opção para o seu condomínio? Então continue acompanhando a seguir!

O que é exatamente um síndico profissional?

Em muitos prédios o síndico é um morador do condomínio, ou seja, é o proprietário de uma das unidades condominiais do local. Porém muitos edifícios têm um administrador terceirizado, que terá um relacionamento mais distante com os condôminos, só que lhes prestará uma gestão com muito profissionalismo. Este administrador é autônomo e tem que celebrar um contrato de prestação de serviços ao condomínio — portanto, sem vínculo empregatício. A partir do momento em que a assembleia finaliza a contratação, o síndico profissional passa a cuidar de todos os aspectos do condomínio, desde a análise da situação das áreas comuns e dos funcionários, até a movimentação das contas bancárias.

E que vantagens este tipo de administrador apresenta?

O síndico profissional administra todas as demandas do prédio. Até aí, nada de diferente do que um síndico morador faria, certo? Só que este administrador normalmente entende da legislação que abrange as questões condominiais, têm noções para renegociar contratos trabalhistas dos funcionários do condomínio e boa experiência para resolver as mais diversas disputas internas.

O síndico profissional e o síndico convencional acabam tendo funções muito semelhantes, mas o primeiro terá muito mais conhecimento e tempo para exercer a atividade, já que foi ajustado um contrato para o serviço e estará administrando o condomínio como se fosse uma empresa. Como não existirá envolvimento direto com nenhum dos moradores, sua postura tende a ser muito mais imparcial, o que é bastante viável para promover uma convivência mais harmônica e segura entre os proprietários das unidades.

Então, para que casos o síndico profissional é melhor?

De modo geral, os síndicos moradores funcionam melhor em condomínios menores e lugares onde exista real interesse de alguns condôminos em se envolver com a administração do prédio. Já os síndicos profissionais são uma ótima opção para os condomínios residenciais que têm muitas unidades, bem como edifícios comerciais, principalmente quando essas localidades possuem muitos serviços adicionais. O síndico profissional também é uma solução adequada para contornar os conflitos entre condôminos, evitando que o síndico morador seja obrigado a parar muitas vezes seu dia ou período de descanso para atender às reclamações dos vizinhos e reivindicações de funcionários do condomínio.

Síndico morador é mais barato que o síndico contratado?

Muitas vezes, o síndico morador costuma ficar isento da taxa de condomínio e em alguns casos, até recebe uma remuneração pela dedicação que apresenta. Contudo, o síndico profissional é um administrador pago, e isso pode custar até mais do que R$10 mil por mês, dependendo do tamanho do condomínio. Em contrapartida, o administrador profissional assume todos os papéis legais, até mesmo respondendo civil e criminalmente pelo condomínio.

topoe-mail

12 indispensáveis artigos para síndicos

A escolha pelo síndico morador ou profissional vai depender, no final das contas, da reflexão sobre o que o grupo de moradores acha que é melhor para o seu contexto.

E para o seu condomínio, o que é melhor? Também queremos ouvir a sua opinião! Aproveita e assina a nossa Newsletter.

Call to action