Como fazer uma prestação de contas indiscutível! -Blog Hive
prestação de contas

Como fazer uma prestação de contas indiscutível

O artigo de hoje vai ensinar como fazer uma prestação de contas indiscutível. Enquanto gestor do condomínio, o síndico tem como principal serviço administrar as contas do condomínio: administrar a arredação da taxa de condomínio, quitar despesas fixas, de pessoal, cobrar condôminos inadimplentes, e todas as outras obrigações de uma boa gestão financeira.

Além de equilibrar receita e despesas, buscando sempre melhorias para o condomínio, uma boa administração também trabalha sempre com transparência. Quando todos os condôminos estão a par da gestão financeira do condomínio, além de evitar questionamentos, ele também ficam mais participativos, podendo dar boas ideias para investimentos ou medidas de contenção de despesas.

Ao menos uma vez por ano ou sempre que for solicitado, o síndico deverá apresentar uma prestação de contas para os condôminos, conforme previsto no artigo 1.348, VIII, do Código Civil.

Artigo 1.348. Compete ao síndico:
VIII – prestar contas à assembléia, anualmente e quando exigidas;

Aprofunde-se: Jusbrasil

Para que esta prestação de contas não seja questionada pelos moradores, alguns documentos são indispensáveis. Tenha em mãos um relatório do orçamento, que será feito a partir da previsão de orçamento feita no ano anterior; um balanço com as despesas com pessoal, fixas e variáveis; relatório de inadimplência, que deve conter quantas unidades estão inadimplentes, as medidas tomadas para a mudança do quadro e gráficos que demonstrem essa representatividade na receita do condomínio, sem esquecer de não citar quais são elas; relatório de receitas; relatório de despesas. Esta documentação sempre deve conter seus respectivos comprovantes, pois são eles que atestam a sua veracidade.

Quando é constatada diferença no valor entre receita e despesa, a assembleia pode convocar uma auditoria e, posteriormente, o síndico pode ser acionado civil ou criminalmente quando uma apropriação indevida de bens do condomínio seja comprovada.

Prestação de contas com o hive

Para evitar desgastes, a prestação de contas pode ser feita de forma automática. Ao usar o Hive Gestão para fazer o controle financeiro do condomínio: gerando boletos, fazendo acordos, cobranças a inadimplentes e sempre lançando as despesas com seus comprovantes etc, o síndico deixa todos os condôminos que acessam o Hive Portal a par das despesas e receitas do condomínio. Esta prestação de contas gera relatórios mensais.

Usando o Hive Gestão, no momento da prestação de contas anual, além de contar com a confiança de todos os condôminos, o síndico terá somente que juntar a documentação necessária para cumprir o que está previsto em lei, evitando problemas relacionados à desconfiança e questionamentos sobre investimentos.

E você? Tem mais dicas para uma prestação de contas? Já conhece as vantagens de usar o Hive Portal? Acesse agora…

Call to action