Assembleias no condomínio, como atrair mais participantesBlog Hive
Assembleias no condomínio

Assembleias no condomínio, como atrair mais participantes

Atrair mais participantes para as assembleias no condomínio é um dos maiores desafios dos síndicos, já que é normal a participação de moradores sempre deixar a desejar. Síndicos, ex-síndicos e condôminos assíduos em reuniões sabem que é difícil contar com a adesão da maioria dos moradores e o resultado é, de fato, decepcionante. A média de participação geralmente está entre 10% e 15% do total de moradores.

Essa baixa adesão muitas vezes prejudica decisões importantes por falta do quórum exigido por lei (⅔). Marcar uma nova reunião gasta o tempo de quem compareceu à primeira e gera prejuízos para o condomínio: o investimento em circulares – caso você não possua um sistema de gestão online como o HIVE – e avisos, um novo custo com água, café e biscoitos, além de outros menores que fazem diferença quando colocados na ponta do lápis, como energia e limpeza do local da reunião.

Se a presença da maioria dos condôminos é importante para tomar decisões que vão impactar a vida de todos e mesmo assim eles continuam sem comparecer, o síndico pode tomar algumas iniciativas para incentivar a participação. E nós vamos te ajudar com algumas dicas!

Marque as Assembleias no condomínio com antecedência

Marcar a reunião com antecedência de pelo menos 20 dias é importante para garantir que todos os moradores do condomínio fiquem sabendo da assembleia e possa se programar para participar. Também é interessante adiantar as pautas já no convite, assim ninguém irá para a reunião sem saber o seu propósito.

Faça uma pauta mista

Alguns assuntos, quando anunciados na pauta, geram um interesse maior por parte dos moradores. Outros passam despercebidos e, por precisarem da aprovação da maioria, acabam sendo adiados diversas vezes por falta de quórum nas assembleias. Por isso os síndicos devem avaliar quais assuntos geram maior adesão de moradores, como sorteio de garagem e gastos extraordinários, e inserir na mesma pauta assuntos “menos estimulantes”. Assim, os moradores comparecem e muitas decisões podem ser tomadas.

Organize e controle o tempo

Um dos motivos da ausência da maioria dos moradores nas reuniões de condomínio é o caráter maçante das reuniões, com longos debates acerca de assuntos variados, conversas paralelas e pouca objetividade. Cabe ao síndico organizar de forma clara todos os assuntos que serão debatidos e controlar o tempo para cada um deles. Assim, as reuniões serão mais objetivas e menos desgastantes. O presidente da mesa também deve controlar os moradores que queiram discutir assuntos menos relevantes na reunião, é preciso deixar claro a finalidade da reunião e não permitir interrupções desnecessárias.

Crie um ambiente agradável

Existe uma resistência natural a reuniões, por isso o síndico deve criar um ambiente agradável para os moradores. Os condôminos precisam estar confortáveis enquanto discutem decisões sobre o local onde moram, por isso é necessário ter assentos confortáveis para todos, disponibilizar água, café e, se possível, alguns biscoitos. É preciso também estimular o diálogo entre os moradores neste ambiente, desde que isto não atrapalhe o andamento da reunião.

Incentive a adesão com benefícios para moradores assíduos

Nenhum condômino sofre penalidade por não participar das assembleias no condomínio, cabe ao condomínio estimular o comparecimento de todos nestes encontros. Oferecer alguns benefícios para quem participa é uma forma de incentivar outros moradores a participarem também. Esse incentivo pode ser com sorteio de brindes, isenção da taxa condominial por um mês, desconto, dentre outros. Caso esta medida gere ônus para o condomínio, é importante que ela seja votada em assembleia.

Faça campanha de conscientização

Muitos condôminos ignoram que as assembleias discutem assuntos pertinentes a todos os moradores. É importante que sejam feitas campanhas contínuas e assertivas sobre a importância da opinião de cada um dos moradores. A conscientização dos moradores sobre a sua representatividade no ambiente onde vivem é a principal forma de aumentar o número de moradores nas reuniões de condomínio, pois as decisões tomadas em reunião terão impacto na vida de todos.

Veja também: 10 Dicas para ter um bom rendimento na Assembleia de Condomínio
Veja também: Dúvidas sobre a eleição de novo síndico

E você, participa das assembleias no condomínio? Tem mais alguma dica para acrescentar? Conta nos comentários! Aproveita e assina a nossa newsletter para receber nossos posts!

Call to action