Aplicação de multas nos condôminos, quando fazer?Blog Hive
Aplicação de multas em condomínios

Aplicação de multas em condomínios

A aplicação de multas em condomínios é algo desconfortante e muitas vezes pode causar brigas e desavenças. Conforme o Art. 1.335 do novo Código Civil, o condômino tem o direito de usar e livremente dispor das suas unidades, porém, deve seguir as normas de boa vizinhança, de modo a não causar danos ou incômodo aos demais condôminos, ou atentar à segurança do condomínio. Se tais condutas forem confirmadas, o síndico poderá advertir ou multar o condômino de acordo com as penalidades previstas na Convenção do Condomínio e no Código Civil, que dispõe três tipos de multas segundo o Art. 1336 e 1337, que são:

  • Aplicação de multa de até 5 quotas por descumprimento de deveres condominiais – art. 1.336, § 2°.
  • Aplicação de multa de até 5 quotas por descumprimento reiterado de deveres condominiais.
  • Aplicação de multa de 10 quotas por descumprimento reiterado de deveres condominiais e que gere incompatibilidade de convivência com os demais – art. 1.337, parágrafo único, do CCB – essa multa somente pode ser aplicada por deliberação em Assembleia por ¾ do condomínio.

Reforçando que todos os detalhes para a cobrança da multa – se o síndico pode aplicar ou somente a assembleia; a forma de advertência prévia; prazos de tolerância, entre outro –  devem estar dispostos na convenção.

Saiba mais: Jusbrasil.com.br

Aplicação de multas, quando?

O síndico ou o administrador deve ter segurança e certeza ao penalizar o condômino infrator, visto que o ato infracional deva estar descrito na convenção, e deve ser comprovado com provas materiais, como fotos, imagens da câmera de segurança, relatos no livro de registro ou áudio.

Por quê aplicar a multa?

A aplicação de multas é justificada pela necessidade de proteger a coletividade de um ato nocivo, é importante que o síndico promova uma notificação extrajudicial objetiva e formal ao condômino do seu descumprimento às normas internas do condomínio.

Ficou alguma dúvida? Deixe aqui seu comentário e aproveita e assina a nossa newsletter para não perder nenhum artigo.

Call to action