Sorteio de vagas na garagem: como fazer uma assembleia? -Blog Hive
Sorteio de vagas

Sorteio de vagas na garagem: como fazer uma assembleia?

Garantia de presença massiva, uma assembleia com o sorteio de vagas na garagem em pauta requer uma assembleia organização e planejamento. A presença de grande números de condôminos e o sorteio tendem a deixar a assembleia longa, por isso é fundamental se preparar e precaver de quaisquer tipos de situações que gerem transtornos nessa ocasião. Confira um passo a passo resumido para preparar uma assembleia com esta finalidade.

Assembléia de sorteio de vagas

Levantamento de informações: ainda na fase de planejamento, é preciso apurar o número de vagas disponíveis no condomínio e suas características (com ou sem cobertura, variação de tamanho, vaga travada etc) e a quantidade de veículos no condomínio e suas características.

Convocação: para garantir maior celeridade na assembleia de sorteio, o síndico deve preparar uma planta das vagas e enviar aos condôminos junto à convocação, que deverá ser protocolada. Desta forma os moradores poderão avaliar as vagas disponíveis e pensarem na escolha a ser feita no momento do sorteio, caso isto seja possível.

Participantes: todos os condôminos deverão ser convocados para esta assembleia, mesmo os inadimplentes. Quem tiver em débito com o condomínio pode perder alguns direitos neste tipo de assembleia, mas nunca deverá ser proibido de participar.

Sorteio: o sorteio pode tratar de vagas permanentes ou rotativas. Vagas permanentes normalmente são sorteadas em condomínios em fases de instalação, as vagas rotativas são mais usuais. Existem várias formas de sorteio, mas cada condomínio deve possuir a sua descrita na Convenção. O ideal é que todos os condôminos tenham conhecimento da metodologia adotada para que o sorteio seja o mais ágil possível.

Casos especiais: a inclusão social também pode ser pauta no seu condomínio e essa postura exemplo de cidadania pede cuidado para unidades onde morem idosos e portadores de necessidades especiais. Por questão de bom senso alguns condomínios incluem neste grupo os médicos. A eles deverão ser destinadas as vagas maiores, mais próximas ao elevador ou suas torres, desde que seja uma decisão coletiva de todos os moradores e nunca imposta. Caso um condomínio possua muitas pessoas que se incluam neste grupo e seja impossível beneficiar a todos, uma alternativa é criar uma vaga de embarque e desembarque próxima à saída do elevador, por exemplo.

Negociação de vagas: ao final da assembleia, os condôminos podem negociar suas vagas entre si. O fundamental é que as trocas sejam comunicadas, por escrito, ao síndico ou administradora.

Pós assembleia: após a realização dos sorteios e das trocas, o condomínio pode expor uma planta nova da garagem em local de fácil acesso a todos os moradores. Cada morador também deverá receber uma planta nova junto com a ata da reunião.

E você, ficou com alguma dúvida sobre sorteio de vagas de garagem? Compartilhe com a gente nos comentários!

Call to action