Energia solar e as vantagens de colocar em seu condomínioBlog Hive
energia solar em condomínios

Vantagens de colocar energia solar em seu condomínio

Quando alguém fala na possibilidade do usa da energia solar a primeira coisa que vem na cabeça da maioria das pessoal é “muito caro”. Mas você já parou pra pensar sobre o custo benefício?  Será que realmente caro?

O meio ambiente é a principal fonte de recursos naturais primordiais para a sobrevivência do ser humano, ao mesmo tempo a atividade humana é a principal causadora da degradação do meio ambiente. Para preservar a sua “fonte vital”, movimentos ambientalistas criaram, nos anos 1960, uma consciência coletiva acerca da questões dos impactos gerados na natureza decorrentes da atividade humana.

O avanço tecnológico e aumento populacional é um dos fatores que contribui com esta degradação, devido ao aumento da poluição e perda de biodiversidade. Por outro lado a tecnologia também contribui para geração de energias mais limpas, que diminuem o impacto ambiental negativo causado pelo homem.

O que posso fazer para melhorar?

Hoje em dia, é possível diminuir a degradação causada ao meio ambiente a partir de mudanças de consumo e de descarte de resíduos gerados no dia a dia. Medidas de preservação coletivas conseguem diminuir em até 50% o impacto que o homem causa ao meio ambiente.

Os condomínios verticais são ótimas soluções para preservação da biodiversidade quando avaliamos a questão territorial, entretanto se observarmos a forma de moradia pensando na poluição gerada por cada indivíduo, não é difícil concluir que o impacto se multiplica. Felizmente, hoje em dia há diversas medidas sustentáveis para diminuir o desequilíbrio ecológico causado por este tipo de moradia.

Quais medidas posso tomar em meu condomínio?

É possível usar racionalmente a água, adotar materiais sustentáveis no dia a dia e investir na geração de energia limpa. À primeira vista, o investimento neste tipo de medida parece ser caro, mas o retorno é vantajoso.

A preocupação com o desenvolvimento sustentável, além de gerar economia, ainda é financeiramente positivo devido ao seu valor agregado. Residências que possuem energia solar, por exemplo, têm altos preços de vendas e aluguel, além disso têm custo baixo com a manutenção do equipamento de geração de energia.

Como funciona o uso da energia solar?

A energia solar pode ser utilizada nestes tipos de moradia tanto para diminuir o custo de energia elétrica de áreas comuns, quanto para fazer o aquecimento de água. As duas economias são resultantes de diferentes tipos de energia solar: a fotovoltaica, que gera energia elétrica a partir do calor do Sol; e a energia térmica, que transmite este calor para um meio líquido (a água).

A economia de energia pode ser feita tanto na iluminação quanto em outros aparelhos elétricos mais complexos. Desde 2013, há empresas no Brasil que instalam elevadores que funcionam somente com energia solar fotovoltaica.

O uso de economia solar térmica também reduz o consumo de forma considerável: moradores beneficiados pelo investimento de uma concessionária em sistemas de aquecimento de água com energia solar, comprovaram redução de 30 a 50% no valor das suas contas. Outro fator importante é que produtores de energia solar fotovoltaica que não utilizarem toda a produção ainda recebem cotas de desconto na sua conta de energia elétrica pela produção excedente.

Ainda tem dúvidas sobre as vantagens da energia solar?

De acordo com estudos do Bloomberg New Energy Finance, até 2040, haverá um boom de  US$2,2 trilhões na energia solar em pequena escala. A maior redução do custo da tecnologia fotovoltaica irá estimular uma onda de US$3,7 trilhões em investimentos em energia solar, tanto em grande quanto em pequena escala.

Estes maiores investimentos em energia solar em pequena escala (residências e condomínios) vai aumentar a capacidade mundial de sistema fotovoltaico de 104GW para quase 1.8TW em 26 anos. A previsão é acontecer esta mudança após redução de quase 47% no custo da energia solar por megawatt.

Restam dúvidas sobre a instalação deste tipo de energia no seu condomínio? As perguntas abaixo podem te ajudar..

Como é possível instalar energia solar em prédios?

É importante que o prédio tenha cobertura e espaço. A instalação em fachadas é possível, mas nem sempre o custo-benefício compensa, ainda que a longo prazo. O ideal é procurar uma empresa especializada que possa ajudar o condomínio a tomar a melhor decisão.

A energia solar é capaz de ligar qualquer aparelho elétrico?

O sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica gera energia em paralelo com a distribuidora de energia. Isto aponta duas características importantes: a energia solar é capaz de suprir a demanda de todos os aparelhos elétricos residenciais e, ainda que haja alguma falha neste sistema, o consumidor ainda tem a energia da distribuidora.

A energia solar funciona à noite ou em dias chuvosos?

Sim, mas para isto é necessário ter baterias capazes de armazenar energia excedente produzida durante o dia. Avaliando somente o fator econômica, a energia solar é vantajosa porque lança a energia excedente na rede elétrica, gerando créditos de energia na conta do consumidor.

Aprofunde-se: Wikipedia

Veja também: Economia de Energia no Condomínio

Gostou do artigo? Seu condomínio usa energia solar? Conta pra gente nos comentários. Aproveita e assina a nossa Newsletter para continuar recebendo dicas matadoras para o seu condomínio.

Call to action