Síndico Profissional, qual a sua remuneração?Blog Hive
Síndico Profissional

Síndico Profissional, qual a sua remuneração?

Em assembleia, fica decidido que seu condomínio precisa de um síndico profissional, mas você sabe qual é a remuneração deste profissional?

O serviço terceirizado pode, muitas vezes, garantir melhores resultados. Mas uma relação comercial traz seus prós e contras e com os síndicos não é diferente. Para o condomínio, o custo de um profissional contratado é maior do que o custo de um síndico morador.

Este custo, no entanto, vai depender de uma série de fatores: do porte do seu condomínio, do tamanho da área comum dele. Como em toda relação de mercado, o custo da contratação também vai depender da experiência do síndico, do tipo de serviço oferecido e da carga horária que ele deve cumprir. Esses detalhes devem ser comparados quando o condomínio começar a pedir orçamentos.

Como é calculado o salário do síndico?

Geralmente os síndicos profissionais cobram de três formas: por porcentagem da arredação do condomínio, salários mínimos ou uma taxa combinada. Agora vamos entender os detalhes destas formas de cobrança.

A porcentagem da arredação é uma parcela do que o condomínio arrecada por mês. Na maioria dos prédios que usam este acerto paga 5% do valor arrecadado ao síndico profissional. Este tipo de pagamento tem como principal problema os questionamentos sobre aumentos da taxa, pois quanto mais o condomínio arrecada, mais o síndico recebe.

O pagamento usando os salários mínimos é literal: calculado sobre o salário mínimo vigente no país. Antes de começar a prestação de serviço, o síndico combina seus honorários em salários mínimos. O normal é que sejam cobrados entre 2 e 3 salários para gerir prédios médios, com 40 unidades, e área comum básica: quadra e salão de uma quadra e salão de festas.

A taxa combinada também é acertada ainda no momento da contratação. Os síndicos profissionais que são remunerados desta forma possuem uma tabela de serviços que varia de acordo com a necessidade de cada condomínio.

O que influencia a variação de preço da remuneração do síndico profissional?

O valor da remuneração de um síndico profissional é bem variável, independente da forma de cobrança. O orçamento é influenciado por características que demandam manutenção, como existência de piscina, quadra, área fitness, gourmet, e outros que exijam mais tempo do síndico. A presença de obra em em andamento pode aumentar a remuneração do síndico.

A maior influência acontece devido à carga horária. A conta é diretamente proporcional: quanto mais tempo o condomínio exige do síndico, maior a sua remuneração. Por não ser uma relação trabalhista regida pela CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas e sim por contrato, é fundamental que nele estejam descritas todas as minúcias da relação entre o profissional e o condomínio.

Aprofunde-se: Jusbrasil

Dentre os itens que devem constar no contrato está: jornada discriminada, forma e canais de comunicação entre moradores e síndico, décimp terceiro salário, férias, rescisão contratual, dentro outros.

Leia também: Como calcular o salário do síndico?

E aí, conseguimos esclarecer suas dúvidas sobre a remuneração do síndico? Conta para a gente a sua experiência ou tire suas dúvidas aqui nos comentários! Aproveita e assina a nossa newsletter pra ficar por dentro de tudo que rola no nosso blog.

Call to action