Caixa d'água do condomínio, como fazer a limpeza?Blog Hive
caixa d'água

Caixa d’água do condomínio, como fazer a limpeza?

Você sabia que a limpeza da caixa d’água do condomínio deve ser feita periodicamente e que esta é uma responsabilidade do síndico? Quaisquer problemas gerados pela falta de manutenção são de responsabilidade do síndico e ele será acionado por problemas gerados por falta de manutenção e limpeza, inclusive juridicamente.

Esta é uma questão que merece destaque porque as condições da caixa d’água influenciam diretamente na saúde de todos os condôminos. Um reservatório sem limpeza pode ser um depósito de bactérias; a falta de manutenção, como tampa quebrada, pode atrair animais que acabam contaminando a água; ou com rachaduras que podem desencadear infiltrações que dão muita dor de cabeça e prejuízo com o passar do tempo.

Veja também: Dengue, proteja seu condomínio contra esse mal!

Manutenção da caixa d’água, como deve ser feita?

Vários quesitos devem ser observados na manutenção da caixa d’água do condomínio: a frequência, o responsável pela realização e ainda a análise da água após a limpeza. Se todos esses fatores estiverem corretos, os condôminos não correm risco de consumirem água contaminada.

O tempo: a sugestão é que a execução deste serviço preventivo é duas vezes por ano, sendo outubro e fevereiro os meses ideais, já que o condomínio se prepara para o alto consumo do verão e para um reservatório limpo no inverno.

Quem pode fazer: um alerta feito por quem entende do assunto é que a limpeza da caixa d’água não deve ser feita por conta própria. O recomendado é contratar uma empresa especializada, com equipe treinada para realizar o serviço mais rápido, usando equipamentos de proteção e analise se a caixa d’água precisa de algum reparo.

Análise posterior: para garantir bons resultados, o condomínio deve contratar um serviço de análise de potabilidade da água. O ideal é checar se a empresa responsável pela limpeza oferece esse serviço, isso pode garantir preços competitivos. No entanto, talvez o resultado não seja tão confiável quanto o de uma empresa que não será questionada caso o resultado seja negativo.

O que a empresa contratada deve fazer na limpeza?

Alguns pontos são cruciais para garantir um bom resultado. Para que todas as etapas sejam executadas, o trabalho da empresa contratada deve ser acompanhado pelo zelador do condomínio.

Dentre os mais importantes estão: avaliar as estruturas interna e externa da caixa d’água; fechar a entrada de água e esvaziar a caixa d’água; escovar todo o lodo das paredes internas e externas da caixa e remover tudo antes do líquido ter acesso às tubulações; garantir o fechamento completo do reservatório.

Aprofunde-se: Jusbrasil

E aí, aprendeu algo novo com nosso artigo? Tem informações para acrescentar? Conta para a gente nos comentários! Aproveita e assina a nossa Newsletter para ficar por dentro de tudo que rola no Blog.

Call to action