Fim de ano no condomínio, como planejar?Blog Hive
fim de ano no condomínio

Planejando o fim de ano no condomínio

No fim de ano no condomínio diversas questões são colocadas em pauta, como: decoração da faichada e das áreas de uso comum, décimo terceiro dos colaboradores, melhoria na segurança devido à ausência de alguns moradores em viagem e de parentes em visita, impostos do começo do ano e as festas de fim de ano. Sendo assim, separamos as melhores formas de ajudar o seu condomínio a se organizar para que essa época de comemorações não se transforme em uma dor de cabeça.

Planejamento de fim de ano

O primeiro passo para um final de ano sem dor de cabeça é planejar. Criar a previsão de gastos do ano e dividir durante os doze meses é o ideal para que não haja um aumento dos custos no fim do ano.

Uma assembleia pode ser uma grande ajuda para planejar com os outros condôminos a previsão orçamentária do ano seguinte com base no ano que passou, já que é um assunto tão delicado é importante a participação dos moradores.

Durante o planejamento, tentar deixar uma pequena sobra para fundo de caixa é essencial para surpresas que possam vir a ocorrer.

faixapo

Reveja contratos, prestações de serviços mais baratos e com a mesma qualidade, utilize planilhas e ouça as opiniões de todos, adicione e liste tudo para não esquecer de nada, manutenções, média de inadimplência e despesas extraordinárias também precisam ser levadas em conta.

Saiba Mais: Fundo de reserva do condomínio, como usá-lo?

Música alta e barulhos

Conversas altas, barulhos e fogos são comuns nas comemorações de fim de ano, e importante aos que não comemoram terem um pouco mais de compreensão, já que quase inevitável as comemorações de fim de ano. Porém, os que estão comemorando também precisam levar em consideração que podem haver doentes e pessoas que não comemoram, sendo assim, seguir a Lei do Silêncio e o que a convenção de condomínio e o Regimento interno falam sobre o assunto é o primeiro passo para que não haja brigas.

Caso seu condomínio opte por soltar fogos de artifício, lembre-se que são perigos e que podem causar danos físicos e materiais se não manuseados com cuidado. Deixe sempre os mais entendidos responsáveis sobre o assunto e verifique se o fornecedor é de confiança. Caso haja alguma dúvida, opte por não soltá-los, pois além do perigo, assusta animais de estimação e incomoda os que não escolhem por não fazer parte da festa.

Saiba os principais cuidados sobre fogos de artifício que os bombeiros recomendam tomar:

  • Quem for manusear os fogos de artifício não deve ingerir bebidas alcoólicas;
  • Não permitir que crianças manuseiem os fogos;
  • Sempre comprar em lojas com o certificado do Corpo de Bombeiros e com a liberação da DEAM (Delegacia de Armas e Munições);
  • Sempre que possível adquirir os fogos que estão equipados com bases de apoio ou suportes para serem instalados e disparados do chão;
  • Evitar soltar os fogos “na mão”, sempre usando extensores, suportes e luvas quando possível;
  • Ler e seguir as instruções nos rótulos das embalagens;
  • Cuidado para não soltar embaixo de árvores ou fiações elétricas.

Saiba mais: Barulhos em condomínio, saiba como resolvê-los devidamente.

Saiba mais: Festas em Condomínio

Decoração de fim de ano

Reutilizar parte das decorações do ano anterior é um bom começo, ouvir as ideias dos condôminos na decoração pode diminuir os gastos nos arranjos de fim de ano. Avalie diversos orçamentos e escolha sempre o que pode ser reutilizado e adaptado, assim evitar gastos futuros ou compras desnecessárias e lembre-se: aprove todo orçamento em assembleias para que fique registrado e aprovado pelos moradores para que não haja desavenças futuras.

Reserva de áreas comuns

Alguns condomínios realizam sorteio com os interessados nas áreas comuns para festas de fim de ano, alguns liberam para o primeiro que reservar, outros vetam a reserva da área durante as datas comemorativas ou realizam festas com os próprios condôminos, isso depende de condomínio para condomínio, o interessante é saber o que a Convenção e o Regimento Interno falam sobre o assunto. No caso de liberar reservas, antecipe a sua.

Segurança

Nessa época do ano, devido a diversos fatores, várias medidas de segurança devem ser tomadas em casos diferente, segue algumas dicas:

  • Em caso de viagem, não avise a data de retorno aos funcionários
  • Em caso de viagem, não deixe as chaves na portaria
  • Em caso de viagem, avise aos vizinhos sobre a sua ausência.
  • Em caso de viagem, teste o sistema de segurança interno.
  • Em caso de visitas, avisar com antecedência a portaria.
  • Em caso de festas, passar lista de participantes a portaria.

Aplicando essas dicas, você evita que problemas futuros ocorram e aproveita despreocupado o seu fim de ano.

Saiba mais: 12 dicas importantes para melhorar a segurança em seu condomínio

E então, o artigo te ajudou? Você tem alguma dica ou dúvida que esquecemos de colocar aqui? Conta pra gente nos comentários. Aproveita e assina a nossa newsletter para não perder nenhum post e boas festas!

Fonte bombeiros: www.bombeiros.pr.gov.br

Call to action