Piscinas - Tudo o que você precisa saber sobre segurança e lazer! -Blog Hive
piscinas

Piscinas – segurança e lazer

Com a chegada do verão, as piscinas se tornam o xodó dos condôminos, porém esta área de lazer pede atenção redobrada com a segurança. Você sabe quais os principais itens que devem ser verificados?

A estação mais quente do ano aumenta o interesse em todas as atividades que envolvam água, por isso a piscina se torna a maior atração dos condomínios. Este período também coincide com as férias escolares das crianças, que passam a frequentar mais esta área comum. A alegria, no entanto, pode ser interrompida em função de diversos acidentes – muitos deles fatais – que podem acontecer devido a alguns descuidos.

Caso aconteça quaisquer acidentes, o síndico sempre será responsabilizado, ainda que parcialmente, pois ele é o representante legal do condomínio. Para minimizar os riscos, criamos uma lista com itens que deverão ser verificados.

Piscinas: Lista de verificação

Manutenção: toda a área em volta da piscina deve ser pensada para proporcionar maior segurança para quem a utilize, isso inclui piso, escadas, ducha, mobiliário etc. Estes itens deverão ser verificados periodicamente pelo zelador.

Sinalização: o condomínio deverá ter à vista de todos uma placa com a profundidade da piscina. Outras instruções de bom uso também podem ser apresentadas em placas.

Drenos: os drenos realizam a sucção de água, o que já resultou em diversos acidentes fatais, principalmente em piscinas mais antigas. Isto porque a abertura pode sugar cabelo ou membros do corpo, prendendo o banhista sob a água, o que resulta no seu afogamento. Para diminuir este risco, o condomínio pode usar diversas soluções, como tampas maiores que aumentam a vazão, regular a bomba para que o seu grau de sucção apresente menos riscos etc. O ideal é fazer este serviço com uma empresa especializada.

Cercas: uma barreira em volta da piscina é uma das principais prevenções de acidente em locais de grande circulação, principalmente de crianças, pois impede que crianças caiam acidentalmente. O ideal é que seja alta e tenha uma tranca de difícil manuseio e esteja trancada em momentos com menor circulação nas áreas comuns do condomínio.

Capa: de uso controverso, devido ao risco apresentado para crianças, a capa colabora para economia de água e manutenção da sua higiene. Caso o condomínio siga à risca todos os itens sugeridos de segurança, seu uso pode beneficiar o condomínio.

Guarda vidas: dependendo do tamanho do condomínio e da quantidade de condôminos que utilize frequentemente a piscina, o condomínio pode discutir a contratação de uma guarda-vidas, ainda que somente pela temporada de verão.

Crianças: as crianças só devem permanecer na piscina mediante autorização dos pais, as menores sempre devem estar acompanhadas. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, menores de 10 anos nunca deverão estar desacompanhados, mesmo em outras áreas comuns.

Limpeza da água: para manter a água da piscina apta para uso, ela deve ser tratada diariamente com os produtos recomendados. Caso o responsável por esta atividade seja um funcionário do condomínio, é importante que ele seja qualificado para tal.

Regras de uso: para evitar acidentes de outra natureza, o condomínio pode criar algumas regras de bom uso, como proibir o uso de copos, garrafas e outros objetos de vidro nesta área, consumo de bebida alcoólica, determinadas brincadeiras etc. Todas estas questões devem ser discutidas e votadas em assembleia.

Medidas de emergência: é importante manter próximo à área da piscina um telefone ou interfone para casos de emergência. Em casos de acidente, quanto mais rápido se pede ajuda, mais eficiente ela será. Os funcionários do condomínio também podem ser treinados para técnicas de ressuscitação e respiração boca a boca, por exemplo.

Aprofunde-se: SECOVI-SP

Seguindo estas medidas de segurança, os condôminos, principalmente as crianças, podem curtir o verão mergulhando à vontade, evitando acidentes graves. E aí, você acrescentaria mais algum item a esta lista? Concorda com nossas sugestões? Conta para a gente nos comentários!

Call to action