Idosos em condomínios, adaptando as áreas comunsBlog Hive
idosos em condominios

Idosos em condomínios

 Um condomínio com moradores idosos deve se adaptar às suas necessidades. Você concorda com isso? Se sua resposta for negativa, comece a rever seus conceitos, lembre-se que não será jovem para sempre e que a idade, além da experiência, traz consigo algumas limitações. Neste artigo vamos apresentar algumas ideias de como melhorar a vida de condôminos idosos. 
 
Antes de mais nada, é importante lembrar que a expectativa de vida do brasileiro tem um gráfico crescente. Nos últimos 50 anos, de acordo com o IBGE, a expectativa aumentou em 20 anos, o que aumenta a população idosa do país. O importante é que esta população disponha de uma infraestrutura para garantir sua acessibilidade, mobilidade e segurança. 

Como o condomínio pode ser melhor para os idosos? 

 Adaptações físicas 

 
Com os condomínios não é diferente e, entre as principais adaptações para atender bem os moradores idosos, está a garantia de mobilidade. Uma das maiores polêmicas envolve a discussão das vagas destinadas a idosos na garagem, já que este arranjo não é obrigatório. O importante é discutir o tema em assembleia. Dica: vários condomínios reservam as vagas próximas aos elevadores para sortear somente entre idosos.  
 
Apesar de não ser obrigado a destinar vagas na garagem a idosos, os condomínios têm que garantir acessibilidade a todos os seus moradores. Portanto todas as áreas comuns devem ser adaptadas para que idosos a acessem com facilidade e segurança.. .
 
As adaptações mais comuns feitas em condomínios para garantir maior bem estar dos moradores idosos são as instalações de: rampa de acesso; piso antiderrapante; 
corrimãos; escada de alvenaria em piscina; elevadores em condomínios que não  possam ter rampas; e barras de apoio em banheiros das áreas comuns. Nesta lista também estão inclusos o aumento da clausura para comportar um cadeirante e adaptação da largura de portas. 

Outras adaptações

Além das adaptações físicas, é importante que os funcionários do condomínio também estejam aptos para melhor atender os moradores idosos. Para que isso aconteça, é importante que eles desenvolvam algumas habilidades para sempre agir de forma acolhedora e preventiva no trato com estes condôminos, utilizando princípios de educação, saúde e cidadania.  

É fundamental que os funcionários mantenham um comportamento seguro em situações de emergência e possuam uma listagem de contatos com hospitais de emergência e referências de planos de saúde do bairro. 
Eles também devem estar aptos a prestar informações para o aumento da acessibilidade física do prédio, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida do idoso e os princípios de segurança no lar. Alguns cursos específicos os ajudam a reconhecerem o processo de envelhecimento e suas características, com o objetivo de disseminar a informação e mediar pequenos conflitos no condomínio.  
E você, conhece mais alguma adaptação benéfica para idosos que vivem em condomínios? Divide sua informação com a gente aqui nos comentários! Aproveita para se inscrever na nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades do Blog Hive! 

Call to action