Segurança do seu condomínio - Verificando as falhas - Blog HiveBlog Hive
segurança

Segurança do seu condomínio – Verificando as falhas

Você verifica se existe falha na segurança do seu condomínio? Viver em um condomínio passa maior sensação de proteção para a maioria das pessoas. Estar rodeado com muitos vizinhos e ter um sistema particular de segurança são pontos que justificam esta sensação, mas será que isso é suficiente? Hoje vamos te ajudar a verificar onde existem falhas na proteção do seu condomínio.

A maior parte dos assaltos em condomínios costuma ter origem nas portas de acesso, seja portaria ou garagem. isto porque a maior falha na segurança é o controle de acesso. Quando este controle é deficiente, todos os condôminos ficam vulneráveis dentro de suas próprias casas.

Apesar de não terem autorização para portar armas, por exemplo, os porteiros são elementos fundamentais para a proteção do condomínio, pois são responsáveis por filtrar todas as pessoas e carros que terão acessos às suas áreas internas. Por isso é muito importante que estes profissionais sejam bem treinados para exercer esta função.

Outro fator primordial para que o controle de acesso seja feito efetivamente é a colaboração dos condôminos. Os moradores devem se identificar sempre que for solicitado, devem manter a portaria atualizada sobre funcionários da sua unidade e seus horários de trabalho, assim como sempre confirmar a presença de um visitante. Abrir mão de certo conforto é fundamental para manter o condomínio mais seguro.

Também é necessário verificar se existe monitoramento e fortalecimento das áreas externas do condomínio, por onde bandidos possam ter acesso. É fundamental que a empresa responsável pelo sistema de segurança faça uma análise prévia dessas áreas para oferecer as melhores soluções.

As falhas na segurança podem ser variadas, por isso selecionamos algumas perguntas que você deve fazer para verificar se seu condomínio está zelando pela segurança dos condôminos:

Segurança do condomínio, ele está realmente seguro? Responda:

  • Existem normas de segurança e elas são aceitas e obedecidas pelos condôminos?
  • Os seguranças ou porteiros têm treinamento para evitar um assalto?
  • O controle de portaria é rígido quanto à entrada de estranhos?
  • As câmeras de CFTV são utilizadas para o fortalecimento da segurança?
  • Existem um sistema de gravação de imagens?
  • Os funcionários e/ou porteiros são treinados e reciclados periodicamente?
  • A guarita fica desguarnecida em trocas de turno?
  • Existe um sistema de alarme ou emergência no plano de segurança?

Uma resposta negativa a qualquer uma dessas questões pode significar que seu condomínio está vulnerável à ação de criminosos. Para evitar que o pior aconteça, promova uma campanha sobre segurança em seu condomínio para conscientizar os moradores da sua importância.

Aprofunde-se: SECOVI SP

Gostou das nossas dicas? Quer acrescentar mais alguma informação? Deixe aqui nos comentários, vamos adorar saber! Aproveita e assina a nossa newsletter para ficar por dentro de tudo.

Call to action