Evitar gastos no seu condomínio? saiba como!Blog Hive
evitar gastos

Saiba como evitar gastos no condomínio

Evitar gastos é a principal meta dos administradores e síndicos, já que quanto menos custos os condomínio tiver, menor será a taxa de condomínio, sendo assim, menor será a inadimplência e por aí vai…

Toda família preza por segurança. Quem mora sozinho também. Aqueles que trabalham muito precisam de alguém que se preocupe com coisas como piscina e jardim. Em cidades com taxa alta de crescimento, a verticalização das moradias é inevitável. E tudo isso aumenta gradativamente o número de condomínios nas cidades.

Essas vantagens, claro, representam uma conta a mais para quem opta por morar neste tipo de habitação. O problema é que nem sempre os condôminos pagam esta taxa em dia, gerando uma série de problemas coletivos.

Uma solução para evitar a inadimplência é evitar gastos no condomínio. O síndico pode começar as medidas na própria administração, reduzindo então a taxa paga pelos moradores e evitando custos extras.

Não vê a hora de colocar isso em prática? Veja abaixo as dicas de especialistas que selecionamos para te ajudar!

1 – Evitar gastos com energia e água

Hoje em dia somos frequentemente estimulados a refletir sobre a redução de consumo de recursos naturais. Além de preservar o meio ambiente, esta prática ainda nos ajuda a economizar. Tem coisa melhor? Em condomínios, é possível fazer esta economia. Além de medidas educativas para conscientizar os condôminos, podem ser instalados dispositivos que evitem desperdício,como sensores de presença para lâmpadas e hidrômetros individuais.

Saiba mais:
11 medidas simples para economia de água [Clique Aqui]
Economia de energia no condomínio [Clique Aqui]

enconomia-em-condominioEconomia de energia

2 – Faça manutenção preventiva

“É melhor prevenir que remediar” não é um ditado criado por acaso. Em condomínios onde as manutenções são frequentes e regulares, as chances de realização de grandes obras são bem menores. Isso porque manutenções preventivas fazem os pequenos reparos necessários para manter o bom funcionamento do condomínio, o que evita surpresas desagradáveis e aumento de taxas extras para os condôminos.

3 – Evitar gastos com horas extras de funcionários

O síndico precisa ficar atento às escalas no quadro de funcionários. Evitar que funcionários façam horas extras reduz consideravelmente os gastos do condomínio, pois geralmente a folha de pagamento representa mais de 50 % dos gastos.

4 – Trabalhe com planejamento dos gastos do condomínio

O planejamento financeiro é muito importante para que o síndico exerça a sua função da melhor maneira possível. Considerar gastos extras como 13º salário dos funcionários e distribuir o custo nas taxas do ano inteiro evita que moradores sejam surpreendidos com taxas extras.

faixapoPrevisão Orçamentária

5 – Evite a inadimplência

O ciclo da economia volta ao tema inicial: evitar a inadimplência. Não adianta diminuir custos do condomínio e ainda assim ter que conviver com a inadimplência, isso vira uma bola de neve. A taxa aumenta para os moradores que fazem pagamento em dia, o que pode gerar ainda mais inadimplência. Para que isto não ocorra, o síndico deve evitar que moradores acumulem as taxas por mais de dois meses. Além de procurar a justiça quando os condôminos excederem dois meses de atraso, é importante que o síndico esteja aberto a negociação e tente estimular, cada vez mais, o pagamento na data correta.

Saiba como diminuir os gastos com o nosso sistema Hive.

E você, tem mais alguma dica para evitar gastos do condomínio? Conta pra gente nos comentários! Aproveita e assina a nossa Newsletter pra não perder nenhum artigo.

Call to action