Primeiros socorros em condomínios - Fique por dentro! -Blog Hive
primeiros socorros

Primeiros socorros em condomínios

No seu condomínio tem kit de primeiros socorros? Saiba que mal súbitos, quedas e queimaduras são as principais emergências em condomínios, devido ao número grande de pessoas e sem um kit de primeiros socorros e alguém preparado, um pequeno infortúnio pode acarretar em uma fatalidade.

Segundo a Norma Regulamentadora do Ministério do trabalho (NR 05), é preciso que um estabelecimento possua tal kit. Já a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) explica que é obrigatório o condomínio ter alguém capacitado a fazer os primeiros socorros.

Aprofunde-se: mte.gov.br

Curso de Primeiros Socorros para funcionários

Treinar um funcionário para primeiros socorros é tão importante quanto o kit, e não é algo complexo de se fazer. A CIPA oferece o curso para no mínimo um funcionário do condomínio, e, no caso de condomínios com mais de 51 funcionários, deve haver um responsável pela CIPA. O curso é obrigatório e pode ser feito online.

Curso: CIPA

O objetivo da CIPA é “observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos…” – Wikipédia.

Aprofunde-se: Wikipédia
Aprofunde-se: CLT
Aprofunde-se: NR 05

Kit Primeiros Socorros para condomínio

O Kit de primeiros socorros pode ser montado em qualquer farmácia, e seu custo é menor que o benefício que ele proporciona. Veja quais itens são indispensáveis em um kit:

– Compressa de Gaze;
– Luvas de látex;
– Esparadrapo;
– Algodão;
– Ataduras;
– Soro fisiológico;
– Hastes de algodão flexíveis;
– Fita para fixar gaze;
– Bolsa térmica de Gel;
– Colar cervical;
– Tesoura;
– Desfibrilador (Em São Paulo é obrigatório para locais com mais de 1.500 pessoas, e no mínimo uma pessoa capacitada).

cartilha primeiros socorros

Cartilha para auxílio em condomínios

E o seu condomínio tem uma caixa de Primeiros Socorros?  Tem algo que esquecemos de citar aqui ou que você queira adicionar? Conta para gente nos comentários! Aproveita e assina a nossa Newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola aqui!

Call to action