Ar condicionado: problemas, preocupações e economia -Blog Hive
ar condicionado

Ar condicionado: problemas, preocupações e economia

Vivemos os dias mais quentes dos últimos tempos, por isso ganhamos um amigo quase inseparável: o ar condicionado. Neste artigo vamos considerar os principais problemas causados por este eletrodomésticos, as preocupações que devemos ter com sua instalação e questões de economia relacionadas ao aparelho.

O ar condicionado

  • Os condomínios prediais são os mais afetados pela instalação dos aparelhos. Sejam os antigos modelos de janela ou os novos split, a fachada do prédio sofre muita alteração. Por isso é importante que condomínios prediais novos já sejam construídos considerando a sua instalação. A melhor medida é escolher um lado do prédio que tenha menos visibilidade e estabeleça que todos sejam instalados nele, assim a poluição visual é menor.
  • Há mais de 10 anos o modelo split entrou neste mercado e passou a dominá-lo: mais silencioso e discreto do que o aparelho antigo de janela. Enquanto garante maior discrição no ambiente interno, sua parte externa ocupa muito espaço e tem grande interferência visual e, quando mal instalado, ainda coloca em risco a segurança de transeuntes que estejam abaixo dele, pois podem cair.
  • Outra preocupação que deve ser considerada é a instalação elétrica do condomínio. Qualquer aparelho térmico tem alto consumo de energia. Este fator deve ser avaliado em prédios antigos, pois uma vez que um condômino tenha autorização para instalar um ar condicionado em sua casa, é necessário que todos os outros também disponham deste benefício e a rede elétrica do prédio deve suportar a carga.
  • Para que o ar condicionado de um prédio não incomode passantes e outros condôminos, sua instalação deve ser feita considerando ainda as gotas geradas pelo condicionamento do ar. O “pinga pinga” é inaceitável e causa muito incômodo, tanto para quem ouve quanto para quem sente, por isso a instalação deve ser feita com um sistema adaptado evitar as gotas e colher a água gerada no seu funcionamento.
  • A economia de energia é um fator importante, independente de ser diretamente ligada ao condomínio. O modelo split é mais econômico do que o antigo de janela e isto já é de domínio público, mas outros fatores podem ser avaliados para maior economia: presença do selo PROCEL, escolha de modelo de acordo com o tamanho do cômodo onde será instalado e modelos que otimizam o uso da energia, como o inverser, por exemplo.

Aprofunde-se: ProcelInfo

Gostou do texto? Tiramos suas dúvidas em relação à instalação de aparelhos de ar condicionado? Deixe seus comentários, queremos saber o que achou do nosso artigo!

Call to action