Negociar inadimplência, dicas e como agirBlog Hive
negociar inadimplencia

Negociar inadimplência, dicas e como agir

No artigo de hoje vamos dar dicas de como você deve agir para negociar inadimplência no seu condomínio. Independente do conhecimento de economia do cidadão, uma coisa é certa: todo mundo sabe que ter dívida é péssimo. Seja pelo desconforto, pelo prejuízo causado pelas multas ou mesmo pelas consequências que grandes dívidas podem causar.

Nos condomínios a situação acaba sendo ainda pior porque a inadimplência de um condômino acarreta em aumento de taxa condominial para todos os outros moradores. Isto porque a taxa corresponde aos custos fixos mensais do condomínio rateado por todos os moradores, logo o não pagamento da taxa representa um furo no orçamento e alguém terá que arcar com isso.

Aprofunde-se: Jusbrasil

Estou em dívida com o meu condomínio e quero negociar inadimplência, qual o primeiro passo?

O síndico é o responsável pela administração das contas do condomínio. Como ele procura os condôminos inadimplentes para tentar negociar a dívida, o inverso deve ser feito quando o condômino inadimplente quiser regularizar a sua situação. Esta é a melhor forma de resolver porque, na maioria das vezes, nem o condômino inadimplente e nem o condomínio sofrem muitas consequências derivadas do débito. Caso o síndico procure o condômino, também é a melhor etapa para resolver o problema de forma amigável.

O inadimplente não negociou no primeiro momento. O que deve ser feito?

Caso o condômino inadimplente não consiga resolver a questão no primeiro momento com o síndico, este deve entrar com uma ação extrajudicial, que deve ser por escrito e protocolada para que servir como prova, caso haja necessidade. Pois a negociação não seja feita, o condomínio deve contratar um advogado para mover uma ação de cobrança.

Quando o cobrança vai para a justiça, o que muda?

Chegar ao estágio de cobrança judicial já subentende que não foi possível que condômino e condomínio não conseguiram entrar em acordo. Por isso existem menos possibilidades de benefícios para o inadimplente, lhe restando somente o parcelamento. No entanto o síndico pode negar a sugestão de parcelamento do condômino e o recomendado é que o pagamento seja feito para garantir que o imóvel não vá a leilão.

Ainda há outra chance para o condômino inadimplente, que é fazer uma proposta de parcelamento por escrito, entregar ao síndico e informar aos outros moradores em assembleia que o síndico não aceitou receber seu pagamento. A questão será votada e a decisão da maioria vai prevalecer.

O que acontece com um condômino inadimplente?

O condômino inadimplente é um devedor como qualquer outro do mercado e sofre algumas sanções por estar em dívida com seu condomínio. Além de poder pagar multas, ter seu nome sujo, sofrer ação de cobrança, ele perde alguns direitos no condomínio, perdendo direito a voto em assembleia, por exemplo. E nos casos mais graves, pode perder seu imóvel, que vai a leilão com o objetivo de que o valor arrecadado pague a dívida.

Saiba mais: O que pode acontecer com um condômino inadimplente?
Saiba mais: Aplicação de multas

E você, tem mais informações sobre negociar inadimplência no condomínio que não citamos aqui? Tem alguma dica para acrescentar? Aguardamos seus comentários! Aproveita e assina a nossa Newsletter para ficar por dentro de tudo que rola no nosso Blog.

Call to action