Economia de água - 11 Medidas para racionar no condomínioBlog Hive
economia de água

11 Medidas simples para economia de água no condomínio

Economia de água é essencial, uma vez que a água é um recurso natural precioso e primordial à sobrevivência do ser humano, e indispensável como recurso para produção, qualidade de vida e desenvolvimento econômico.

Muita água é desperdiçada em condomínios e prédios e em tempos de ameaça de racionamento, como ocorre em São Paulo e outras diversas cidades, o consumo de água deve ser consciente para não comprometer o abastecimento na cidade. O desperdício é causado por inúmeros fatores, mas existem medidas para tornar o consumo consciente, a fim de reverter esse quadro.

11 Medidas para economia de água no condomínio

  1. Individualize a água – Faça uma análise para instalação de hidrômetros individuais, pode sair mais caro por unidade mas a longo prazo funciona – cada morador vai saber exatamente o quanto gasta e medir o quanto e como precisa economizar e é mais justo, pois cada um paga pelo que consome;
  2. Água da Chuva – com a construção de reservatórios ela pode ser reaproveitada na limpeza das áreas comuns e nos jardins;
  3. Cheque os vazamentos – leve para a pauta da assembleia geral que o síndico faça inspeções periódica para checar se há vazamento de água no prédio.
  4. Prefira duchas de baixa potência – além de serem mais baratas, consomem menos água e, consequentemente, menos energia;
  5. Reduza o tempo no banho – 5 minutos é o tempo indicado para um banho completo e sustentável. Lembre-se também de fechar o registro enquanto se ensaboa.
  6. Feche a torneira enquanto escovar os dentes;
  7. Feche a torneira enquanto lava a louça – Abra-a apenas na hora de molhar e de enxaguar. De preferência enxague a louça toda de uma vez;
  8. Máquina de lavar – Use a capacidade máxima da máquina de lavar roupa, deixe as roupas sujas acumularem antes de ligar a máquina ou usar o tanque.
  9. Mangueira – Troque a mangueira por vassoura e balde;
  10. Lave o carro com menor frequência – Quando lavar, use balde e se estiver muito sujo por dentro use um aspirador;
  11. Piscina – Mantenha a piscina coberta enquanto não estiver sendo usada. Isso evita a evaporação.
economia-de-agua

faça download da planilha de economia de água.

Além disso, água e luz representam 20% da conta da taxa de condomínio, portanto, a conscientização dos moradores é a melhor solução para economizar água e consequentemente  taxa de condomínio.

Aprofunde-se: Conservação e consumo de Água no Brasil – WWF

Então pessoal, ficou alguma dúvida? comenta aí, assina a nossa newsletter para não perder nenhum artigo!

Call to action