Dengue, Zika e Chikungunya – O mal do Aedes aegyptiBlog Hive
Dengue, Zika e Chikungunya

Dengue, Zika e Chikungunya – O mal que o Aedes aegypti traz.

No nosso post de hoje falaremos sobre o transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, que vem se tornando um grande problema no nosso país e no mundo. Morando em condomínios ou não, todos precisam tomar medidas para acabar de uma vez por todas com este mosquito.

Um pouco menos de um ano atrás, fizemos uma postagem no nosso blog falando sobre a dengue e como deixa-la longe do seu condomínio (Dengue, proteja seu condomínio contra esse mal!). Junto com ela, lançamos a nossa primeira cartilha de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, com o intuito de que os condôminos e colaboradores utilizassem tais procedimentos nas áreas comuns e nos locais que podem conter a proliferação do mosquito  transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Na época, falávamos mais da dengue, pois pouco, ou nada sabíamos sobre as demais doenças, porém o momento agora é crítico, pois a cada dia mais ouvimos notícias de casos de pessoas infectadas por estas doenças, e muitas vezes presenciamos casos com pessoas conhecidas ou próximas à nós.

É triste quando se ouve falar em doenças causadas por um simples mosquito. Onde a prevenção na sua casa pode não ser o suficiente, já que seu vizinho pode não estar fazendo o mesmo. Mais triste ainda, são as consequências que estas doenças podem causar, como os casos de Microcefalia, que podem estar associados ao Zika vírus, ou a Síndrome de Guillain-Barré que amedrontam as pessoas no mundo todo.

A conscientização coletiva é a solução para isso, mas precisa ser COLETIVA. Não adianta você fazer a sua parte e o seu vizinho não. Não adianta pensar que já que seu vizinho não faz a parte dele, logo você não precisa fazer a sua. Simples ações podem salvar vidas, a sua, a da sua família e diminuir a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

mosquito da dengue

Baixe a nossa Cartilha 2.0 contra a Dengue, Zica e Chikungunya

De onde vem o mosquito Aedes aegypti?

Proveniente da África o mosquito Aedes aegypti foi trazido para a América do Sul no período colonial nos navios negreiros, e erradicado no Brasil na década de 50 devido à Febre Amarela (Além da Dengue, Zika e Chikungunya o Aedes aegypti também transmite a Febre Amarela). Na década de 60 o mosquito voltou a aparecer, trazido provavelmente pelos países vizinhos que não conseguiram eliminar o mosquito.

Fonte: Wikipédia

No vídeo abaixo (1:46) do Instituto Oswaldo Cruz, explica a história do mosquito Aedes aegypti e como chegou ao Brasil.

Armadilha contra o Aedes Aegypti (A mosquitérica)

Nesse vídeo (3:51) do Ciências Hoje 30 anos, ensina como fazer a mosquitérica, a armadilha feita com garrafa PET para eliminar com os mosquitos da dengue.

Quem transmite a Dengue, Zika e Chikungunya é sempre a fêmea, a mesma que deposita os ovos. Veja a diferença entre o macho e fêmea do Aedes aegypti.

Aedes_aegypti

à esquerda o macho, no centro e direita a fêmea. – Fonte: Wikipédia

Bônus contra Dengue, Zika e Chikungunya

A nossa primeira cartilha possuía as formas de prevenção contra o Aedes aegypti e nessa nova (a Cartilha 2.0), além de como prevenir, mostramos a diferença entre os sintomas de cada uma das doenças, os mitos sobre o mosquito, como evitar a microcefalia e várias outras informações úteis, para deixar o seu condomínio longe desse mal. Lembre-se de compartilhar o conteúdo para que mais pessoas tenham acesso a Cartilha de prevenção.

 Aedes Aegypti.

Compartilhe a Cartilha 2.0 para que mais pessoas ajudem a acabar com o Aedes Aegypti.

A cartilha conta com uma versão em PDF completa e uma folha para colar no mural do seu condomínio. Quanto mais você compartilhar a cartilha, seja distribuindo-a, ou nas redes sociais, mais pessoas estarão cientes sobre esse mal e como prevenir. Vamos fazer uma corrente contra o mosquito da dengue!

E aí? Gostaram do conteúdo? Baixaram? Compartilharam? Fizeram a sua parte? Conta pra gente nos comentários, estaremos falando sobre mais sobre o assunto, pois o bem estar dos condomínios é a nossa principal motivação. Aproveita e assina nosso newsletter para receber mais conteúdo.

Call to action