Bicicletário no seu condomínio - Como fazer para colocá-loBlog Hive
bicicletário

Bicicletário em condomínio

Bicicletário é um local em logradouros públicos ou coletivos reservado para estacionamento de bicicletas.

Nos últimos anos, as mudanças climáticas levaram a humanidade a tomar medidas visando a preservação do meio ambiente, isto porque grande parte dos impactos ambientais que afetam o clima estão ligados à poluição do ar, água e solo. Opções verdes podem ter grande influência na qualidade de vida de toda uma comunidade. Não acredita?

Vejamos um exemplo: o dióxido de carbono liberado pelos carros é responsável por 68% da poluição do ar e, em zonas urbanas, onde a concentração de veículos é maior, esta porcentagem alcança 90%. Considerando esta informação de Carlos Dora, da Organização Mundial de Saúde – OMS, obtida após pesquisa em 2013, concluímos que optar pelo uso da bicicleta é uma forma de contribuir para a preservação do meio ambiente.

Pedalar pode trazer ainda mais benefícios: economia, melhoria de qualidade de vida, dentre outros. Mas e se você mora em um condomínio e não tem espaço no seu apartamento? Vai apertar a área de serviço, guardar a bike na garagem atrapalhando os carros ou abrir mão deste hábito saudável pela dificuldade na logística?! Calma! Nós vamos te ajudar.

Como colocar um bicicletário no meu condomínio?

Sabendo o crescimento do número de ciclistas e sua importância para preservar o meio ambiente, é importante que condomínios busquem soluções para armazenagem de bicicletas dos seus moradores. Isto porque as unidades geralmente têm espaços reduzidos e a maioria das convenções proíbem usar varandas com este fim.

Uma das principais alegações para impedir a implantação de bicicletários em condomínios é a falta de espaço. Além disso, a maioria dos condôminos prefere não dividir o espaço da garagem com as bicicletas por diversas questões. No estado de São Paulo, já há decretos municipais que estabelecem a obrigatoriedade de bicicletários na maior parte dos condomínios, mas se onde você mora essa necessidade já existe e a criação de um bicicletário vai beneficiar a maioria dos moradores, o ideal é convocar uma assembleia para discutir a questão.

Para decidir a implantação, o quórum necessário varia entre maioria simples dos presentes – quando nenhuma área comum do condomínio será alterada – para dois terços dos condôminos, se houver a necessidade de mudar uma área comum. Essa aprovação de 2/3 serve para realizar a adequação da convenção. Uma dica é fazer constar em assembleia um período de teste para a implantação do abrigo. Após isto, é hora de escolher o modelo ideal de bicicletário para seu condomínio.

Qual o modelo de bicicletário ideal para meu condomínio?

Atualmente, o mercado já possui diversas opções de bicicletários e o ideal é escolher a que melhor se adapte ao espaço disponível e ao investimento que o condomínio pretende fazer neste item. Os mais comuns para condomínio são os de gancho, que ocupam menos espaço e comportam mais bicicletas, mas têm o custo mais elevado. Outro modelo conhecido é o de chão, que tem o custo mais baixo e facilidade para estacionar, beneficiando crianças e idosos, porém precisa de mais espaço para ser instalado.

Aprofunde-se: Vadebike

Seu condomínio já possui um bicicletário? Você precisa de mais dicas sobre o assunto ou tem algo a compartilhar? Conta para a gente! Aproveita e assina a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades!

Call to action