Hidrômetro, saiba a importância dele em condomíniosBlog Hive
hidrômetro em condomínios

A importância hidrômetro em condomínios

Hidrômetro medem o consumo de água da residencia, não faz sentido o condomínio possuir apenas um para divisão entre todos os condôminos existem cerca de 160 mil condomínios em todos o Brasil já adotaram o hidrômetro individual, e em alguns estados já existem leis que impõem a instalação em projetos de novos condomínios. A instalação tem um custo médio que varia de R$ 400 a R$ 700 por unidade em condomínios mais atuais. Separamos abaixo os benefícios que o hidrômetro trás para o seu condomínio.

Código Civil

Artigo 11 da Lei nº 4.591 de 16 de Dezembro de 1964
Art. 11. Para efeitos tributários, cada unidade autônoma será tratada como prédio isolado, contribuindo o respectivo condômino, diretamente, com as importâncias relativas aos impostos e taxas federais, estaduais e municipais, na forma dos respectivos lançamentos.

Lei nº 11.445 de 05 de Janeiro de 2007
Estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico; altera as Leis nos 6.766, de 19 de dezembro de 1979, 8.036, de 11 de maio de 1990, 8.666, de 21 de junho de 1993, 8.987, de 13 de fevereiro de 1995; revoga a Lei no 6.528, de 11 de maio de 1978; e dá outras providências.

Benefícios de se adotar hidrômetro em condomínios:

  • A instalação de hidrômetros individuais é uma das formas mais eficientes para diminuir o desperdício, já que a medição é individualizada.
  • Torna mais justo o rateio dos custos de água entre os moradores
  • Evita que o condomínio tenha que pagar a conta dos inadimplentes.
  • A detecção de vazamentos é muito mais fácil, visto que a empresa responsável pelo serviço monitora o consumo de água todo o tempo.
  • Os condôminos passam a consumir água com mais consciência e o meio ambiente ganha também.
  • Dificulta fraudar o sistema de abastecimento com os famosos ‘’gatos’’ já que há monitoração por unidade. Qualquer redução ou aumento brusco é analisado.

E o seu condomínio, o hidrômetro é individual? Conta pra gente! Aproveita e assina a nossa newsletter para não perder nenhum artigo nosso!

Call to action