Agua da chuva: captação e reutilização no condomínio -Blog Hive
agua da chuva

Água da chuva: captação e reutilização no seu condomínio

Utilizar água da chuva é uma alternativa sustentável para uma série de necessidades do dia a dia, sem oferecer nenhum prejuízo ou malefício a quem o faz, por isso vamos discutir a captação e utilização deste recurso em condomínios.

O crescimento desenfreado das cidades e escassez de recursos naturais desafiam o ser humano frequentemente a mudar seus hábitos de consumo e criar alternativas para aproveitar melhor recursos fundamentais para a sua sobrevivência. Recentemente o Brasil enfrentou uma crise hídrica e isto colocou em alerta grande parte da população, que agora busca alternativas para um consumo mais consciente e aproveitamento maior do que é disponibilizado pela própria natureza.

Entre estas alternativas está a captação e reutilização de água da chuva em jardins, limpeza de áreas comuns e outras atividades que não coloquem em risco a saúde dos condôminos.

Quer aproveitar a água da chuva? Saiba como realizar esta captação e reutilização no seu condomínio.

Instalar um sistema de captação e reutilização de água da chuva em um condomínio pode ser, muitas vezes, mais fácil do que se imagina. A maioria destas edificações já possui um reservatório de água pluviais e a inversão do bombeamento é a alteração necessária para que o recurso comece a ser reutilizado.

Esta é uma alteração simples: além da inversão, é preciso instalar um encanamento novo que levará a água do reservatório até os pontos de distribuição. Em assembleias, esta obra pode ser votada como uma mudança necessária, em razão dos problemas ambientais que atingem o Brasil e o mundo.

Meu condomínio não tem reservatório de água pluvial, por onde devo começar?

Os empreendimentos que não possuem este tipo de reservatório devem procurar empresas especializadas para instalação deste sistema. É primordial que na primeira análise seja avaliado o espaço disponível no condomínio para instalação do reservatório e, em casos de prédios que pretendam usar a cobertura para este fim, avaliação da capacidade da infraestrutura local.

Com estes recursos disponíveis, é possível instalar um sistema de captação e reutilização de água da chuva. Geralmente calhas já instaladas em todo o condomínio são reaproveitadas no sistema. O custo é bastante variável, mas é comum recuperar o investimento da obra em um breve espaço de tempo.

Aprofunde-se: Condomínios Verdes

E você, utiliza este ou outro sistema sustentável no seu condomínio? Conta para a gente! Queremos saber o que você acha ou que tem para dividir com a gente! Aproveita e assina a nossa Newsletter para ficar por dentro de tudo que rola.

Call to action