Corrupção no condomínio - 7 dicas para combatê-laBlog Hive
combater corrupção no condomínio

7 maneiras de combater corrupção no condomínio

O Brasil está passando por um processo de conscientização em relação à corrupção. Atualmente, grande parte dos cidadãos quer acabar com este mal na política nacional, mas para que isso aconteça é necessário combater as pequenas corrupções do dia da dia, como corrupção no condomínio.

Além disso, também é primordial acabar com a cultura da corrupção em escalas menores, e entre elas está a má conduta em condomínios. Ainda que não tenhamos conhecimento de um grande número de casos de corrupção em condomínios, a prática é mais comum do que podemos imaginar.

A atitude criminosa não se restringe só aos síndicos, mas também aos conselheiros, subsíndico e até a alguns condôminos, prejudicando o coletivo para tirar proveitos pessoais. Você acha esta atitude justa? Nós sabemos que não, então aprenda como combater este problema!

Maneiras de combater corrupção no condomínio

1 – Fique atento em assembleias onde grupos fechados de condôminos queiram destituir a atual administração. Muitas vezes os criminosos articulam alianças para se elegerem e beneficiarem a si mesmos e aos seus correligionários.

2 – Os condôminos devem sempre fiscalizar contratos com empresas terceirizadas. Assim como em várias esferas do governo, contratos superfaturados são uma forma de roubar dinheiro do condomínio.

3 – Outra atitude importante é participar ativamente de assembleias e reuniões, acompanhando contratos e questionando todas as duvidas com síndico, subsíndico e conselheiros.

4 – O condômino também pode pedir que se estipule em ata a empresa que será contratada pelo condomínio, e que um representante dela se apresente em assembleia para falar sobre sua contratação quanto a parte financeira. Quando há falcatrua, este momento é importante para perceber atitudes suspeitas.

5 – Uma medida que pode ser tanto preventiva quanto resolutiva é a contratação de uma empresa de auditoria para verificar as pastas de prestação de contas de cada mês antes de serem enviadas ao conselho para assinatura. Isso dá segurança e tem custo relativamente baixo.

6 – Por questões éticas e não de legislação, é bom que síndico, subsíndico e conselho abstenham-se do voto quando houver assembleia para aprovação de contas.

7 – Quando houver desconfiança de irregularidade e evidências mínimas da existência deste problema, os condôminos devem se reunir em assembleia para debater democraticamente. No entanto, é importante que esta medida seja tomada quando houver, por exemplo, documentos, testemunhos, valores ou declarações como provas. Acusações infundadas podem acarretar uma série de outros problemas.

Aprofunde-se: Jusbrasil

Veja também: O síndico pode responder na justiça pelo seu trabalho?

E você, conhece algum caso de corrupção no condomínio? Tem mais alguma dica importante para compartilhar? Conta para a gente! Aproveita e assina a nossa Newsletter pra não perder nada.

Call to action